Mais de 900 consumidores superendividados já procuraram os serviços do Procon MT desde a segunda-feira (23.07) em busca de auxílio para negociar suas dívidas com juros menores e melhores condições de pagamento junto as instituições credoras. O atendimento faz parte do Mutirão de Combate ao Superendividamento, que se encerra, hoje.
O atendimento é realizado na sede do Procon MT, na avenida Rubens de Mendonça nº 917, no horário das 13h às 19h. Os interessados em aproveitar as oportunidades neste último dia do evento devem se apresentar munidos dos documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante da dívida.
O número de atendimento realizado no mutirão 2012 já supera a demanda da mesma campanha ocorrida há dois anos, quando foram efetivados 584 atendimentos no período do evento. Tanto em 2010, como neste ano, a maior parte dos consumidores encontra-se com 30% do ganho líquido comprometido.
O Mutirão de Combate ao Superendividamento é uma ação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizada pelo Procon MT. O objetivo é auxiliar nas negociações fazendo a intermediação entre fornecedor e consumidor.
O projeto atende pessoas com dívidas vencidas, as que fazem uso constante do limite de cheque especial e do pagamento mínimo do cartão de crédito, e ainda as que estão impossibilitadas de pagar empréstimos e crediários. A expectativa é que até o final do mutirão nesta sexta-feira, mais de 1.500 consumidores passem pelo órgão.
Por meio do mutirão, a empresa credora terá prazo de 05 dias para responder a proposta de acordo feito pelo consumidor. Caso não seja possível chegar a um acordo, uma audiência de conciliação deverá acontecer entre os dias 27 e 31 de agosto de 2012, para tentativa de acordo.