Durante operação de rotina, fiscais da Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Juara flagraram o corte ilegal de castanheira, em uma fazenda distante aproximadamente 80 quilômetros de Juara. O ilícito ambiental foi flagrado após a equipe de fiscalização perceber que a árvore, recém abatida, estava seccionada em toras próximo à rodovia.
A castanheira (Berthoeltia excelsa), cujo corte e comercialização são proibidos por lei, é fundamental para a ecologia da Floresta Amazônica, pela sua importância na biologia da conservação das espécies que dependem dela.
O proprietário do imóvel rural responsável pelo corte foi autuado e pagará multa no valor de em R$ 5.842,00. Também responderá processo criminal pelo dano provocado ao meio ambiente. "As castanheiras constam em listas de espécies ameaçadas de extinção. O corte e uso dessas árvores são proibidos sob qualquer aspecto, sem permissão da autoridade competente", destacou o diretor regional da Sema em Juara, Joelson de Figueiredo Campos.
Segundo o diretor, o fato será comunicado ao Ministério Público que, provavelmente, vai determinar a doação da madeira a alguma entidade filantrópica.