PUBLICIDADE

AMM e bombeiros firmam parceria no combate às queimadas no Estado

PUBLICIDADE

O superintendente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Maurício Munhoz Ferraz, se reuniu com o coronel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Dércio Santos da Silva, hoje, para firmar uma parceria no combate às queimadas nos municípios do estado. O superintendente da AMM garantiu apoio à instituição e pretende inserir o Corpo de Bombeiros na reunião com o governador Silval Barbosa em conjunto com a Assembleia Legislativa, para apresentar o Pré-programa de Desenvolvimento do Turismo e da Agricultura Familiar para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

De acordo com ele, as queimadas refletem diretamente na agricultura familiar e no turismo, que são os objetos de estudo do pré-programa realizado pela AMM. “As queimadas prejudicam o solo, e consequentemente a produção agrícola. O turismo é outro setor econômico diretamente ligado à ação prejudicial das queimadas”, afirma Munhoz.

Para o coronel, a parceria com AMM é essencial para a ação do Corpo de Bombeiros nos municípios. “É um importante passo para trabalharmos as ações do Corpo de Bombeiros nas campanhas contra queimadas nos municípios. Nós precisamos do respaldo e apoio do estado, dos municípios, através da AMM, e da iniciativa privada, além da sociedade para que a campanha tenha sucesso”, afirmou.

O período de proibição às queimadas, que entrou em vigor no último dia 15, segue até o dia 15 de setembro. A restrição tem como objetivo diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e baixa umidade relativa do ar ampliam os riscos de incêndios de grandes proporções. A medida restringe ao uso do fogo na zona rural. No entanto, nas áreas urbanas estão proibidas durante o ano todo.

Somente em 2011 entre os meses de julho a setembro foram registrados 7.632 focos de calor no estado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Marcelândia liderou o ranking dos municípios do estado com mais casos. Ao todo foram 519, segundo o Inpe. Na sequência apareceram Gaúcha do Norte e Querência, com 302 e 299 focos, respectivamente. Os municípios distam 595 quilômetros e 912 quilômetros da capital.

Neste ano, o Corpo de Bombeiros também vão reforçar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. O recrutamento e formação dos 262 profissionais está sob a responsabilidade Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) em uma ação realizada em parceria com prefeituras. As ações serão realizadas em três eixos: Cuiabá, Barra do Garças e Sinop. Na região da capital receberão brigadistas as cidades de Brasnorte, Comodoro e Cáceres. Na região de Barra serão Luciara, Cocalinho, Confresa e São Félix do Araguaia. Já no eixo Sinop, Cotriguaçu, Novo Mundo e Nova Ubiratã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinfra anuncia liberação do trânsito no Portão do Inferno entre Chapada e Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou...

Estudante de Sinop se classifica para Olimpíada Internacional de Geografia

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus...

Prefeitura abre vagas para cursos profissionalizantes em Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum anunciou hoje que o...

Homem que perseguia casal em Sorriso é preso após descumprir medida protetiva

Um homem, investigado pelo crime de perseguição reiterada e...
PUBLICIDADE