A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Secopa) divulgou nota rebatendo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que disse que as obras de mobilidades urbana em Cuiabá estão atrasadas. De acordo com a assessoria, todas as intervenções estão ocorrendo de acordo com os cronogramas.
Segundo a nota, "todos os procedimentos para a implantação do novo modal de transportes, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá estão em andamento e não há atrasos em relação ao cronograma estabelecido. Após a conclusão do primeiro processo licitatório de contratação integrada pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) no país, foi assinado o contrato com o consórcio vencedor e a ordem de serviços emitida no dia 21 de junho".
O ministro disse que em Cuiabá, as dificuldades são com a desapropriação, falta de licenças ambiental e de instalação e também de projetos executivos. Porém, o governo do Estado diz que as obras devem ser iniciadas em agosto, com as licenças ambientais que já foram emitidas para várias obras de mobilidade dentro do corredor Várzea Grande-CPA, e que o consórcio vencedor trabalha na elaboração dos demais estudos de impacto ambiental e complementares, tais como licenciamento ambiental, estudo e relatoria de impacto de vizinhança e estudos sobre o patrimônio histórico e artístico nas áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande.
Conforme Só Notícias já informou, o ministro disse que em outubro, haverá uma nova avaliação do ponto de vista da Copa para ver se haverá comprometimento. O balanço sobre as obras de mobilidade para a Copa de 2014 foi divulgado durante o evento que lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, no Palácio do Planalto.