PUBLICIDADE

Brigadistas começam atuar contra queimadas em Sinop

PUBLICIDADE

Os brigadistas contratados pela prefeitura de Sinop já reforçam o combate e a fiscalização de focos de incêndio. O secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, disse, ao Só Notícias, que os 10 estão divididos em três grupos e atuam em três turnos. Eles têm a disposição uma caminhonete, maquinários e um caminhão pipa.

O secretário explicou que uma das frentes atuam diretamente contra os focos, a partir de denúncias. Outra é mais direcionada aos trabalho de prevenção com a limpeza de terrenos e notificação dos proprietários. Este procedimento já aconteceu nos bairros Jardim Europa, Delta, Vitória Régia, Jardim Conquista e feito, agora, nas Reservas 1, 2 e 3. A educação ambiental também é trabalhadas nas escolas, com foco nos professores. A meta é atingir 700 para que repasses as informações aos estudantes.

Antes de começarem atuar, os brigadistas passaram por um treinamento feito pelo Corpo de Bombeiros. Foram 40 horas teóricas de curso, mais 16 horas de aulas práticas. Eles são contratados de uma cooperativa de Sorriso, que venceu a licitação, cujo resultado foi divulgado mês passado.

Números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que o número de focos em Sinop, do início do ano até hoje, é 88. Cerca de 10% a mais em relação à mesma época de 2011. Em todo Estado, até agora foram 19.401, ante 13.784 ano passado. Nova Maringá lidera com 1.002 focos, seguida de Gaúcha do Norte, 1.034 e Nova Ubiratã, 1.007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE