Policiais militares, oficiais de justiça e representantes dos assentados da Fazenda Santa Rosa 1, invadida há cerca de 14 anos, no distrito de Boa Esperança, em Sorriso, entraram em um consenso, esta manhã, sobre a reintegração de posse da área. Segundo o acordo, os assentados que ainda estão na área terão um prazo de três a cinco dias para retirar móveis, bens e animais que criam no local. As casas que já estão vazias continuaram sendo derrubadas
O prazo foi pedido para que os assentados pudessem fazer toda a retirada dos bens que possuem na área. O acordo foi fechado pelas três partes. A reintegração de posse ocorre com tranquilidade, sem nenhum tipo de empecilho ou confronto de ambas as partes. A expectativa é de que este trabalho dure cerca de sete dias. Aproximadamente 150 policiais estão realizando o trabalho.
Conforme Só Notícias já informou, a ação foi iniciada no dia 21 de junho e havia sido suspensa por meio de uma liminar, que acabou sendo “derrubada” no início deste mês, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Cerca de 110 casas ainda estão construídas no local, abrigando aproximadamente 300 famílias. Os policiais do 12º batalhão da PM de Sorriso foram para o local, por volta das 4h.
No primeiro momento, o grupo escalado para a reintegração chegou a derrubar cerca de 24 casas. Duas pás carregadeiras foram usadas depois que as famílias retiraram seus pertences. Foram levados cerca de 15 caminhões para fazer o transporte até outras localidades.
A área tem 24 mil hectares e o dono, Dante Gasoli, conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a reintegração de posse.
Leia mais
Sorriso: 150 policiais retomam reintegração de posse em fazenda
(Fotos: Só Notícias/Ivan Oliveira)