A apreensão de R$ 12 mil em notas falsas, realizada no sábado à noite, pela Polícia Militar de Lucas do Rio Verde, fez com que entidades ligadas ao comércio de Nova Mutum realizassem um pedido de atenção redobrada quanto a presença de notas falsas em circulação. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rodrigo Rigone, pequenos investimentos e medidas simples podem minimizar os prejuízos. “Atualmente existem várias formas de precaução, como a caneta de segurança que detecta a nota falsa, o aparelho de luz negra que evidência pontos e marcas d`água que somente as verdadeiras possuem, além do tato, que quando aguçado pode identificar a qualidade do papel moeda”.
Em Nova Mutum, diversos estabelecimentos já possuem as ferramentas. O empresário do ramo farmacêutico, Claudinei Miranda, afirma que após ser lesado algumas vezes optou pelo investimento. “Temos que estar munidos destas ferramentas, afinal de contas, nossa preocupação é quanto ao prejuízo causado nestes casos. Já possuo em minhas farmácias a caneta e a máquina de luz negra e mantenho meus funcionários atentos para que não sejamos vítimas deste ato ilícito”.
A CDL ainda salienta que mesmo com a apreensão de notas feitas em Lucas do Rio Verde é possível que algumas possam estar em circulação. “A proximidade das cidades facilita a circulação do dinheiro falso e, por isso, pedimos atenção redobrada da classe comercial, neste momento. E, sob qualquer suspeita, o setor de segurança pública deve ser notificado”, aponta Rigone.