O governador Silval Barbosa visitou, na manhã deste sábado (14), as futuras instalações do Centro de Reabilitação Integrado Dom Aquino Corrêa (Cridac). A unidade deverá ser transferida para o bairro Consil, em Cuiabá, utilizando a estrutura do antigo Hospital São Thomé. Serão investidos na nova sede cerca de R$ 1,5 milhão para a reforma e adaptação do prédio.
O Cridac é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde responsável pela atenção à pessoa com deficiência no Estado e atende, diariamente, cerca de 700 pessoas. Com a nova estrutura, segundo a diretora Lúcia Provenzano, a expectativa é que esse atendimento alcance aproximadamente 1.200 pessoas/ dia.
Acompanhado do secretário de Saúde, Vander Fernandes, e da diretora do centro, Silval Barbosa afirmou durante a visita que o prédio tem as condições necessárias para receber o Cridac. Mas para isso, destacou o governador, o antigo hospital vai passar por uma reforma a fim de adequá-lo às necessidades das pessoas que são atendidas pela unidade de saúde. De acordo com o secretário de Saúde, serão necessários cerca de oito meses para entregar o prédio.
Para a diretora do centro, a nova sede vai melhorar muito atendimento oferecido pelo Cridac, pois o atual prédio é histórico, o que dificulta algumas adequações. Além disso, com a estrutura do antigo Hospital São Thomé será possível oferecer novos serviços, entre eles reabilitação visual e atenção a pacientes com bexiga neurogênica (perda do funcionamento normal da bexiga provocada por lesões de uma parte do sistema nervoso).
Atualmente, o Cridac trabalha com sete especialidades em atendimento clínico e outras sete especialidades técnicas, como fisioterapia e psicologia, além de exames. O centro está presente em 93% dos municípios mato-grossenses por meio das Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), que totalizam 135 – sendo cinco delas em Cuiabá.