PUBLICIDADE

Funai diz que terras indígenas no Araguaia são de posse do povo Xavante

PUBLICIDADE

A terra indígena Marãiwatsédé, com 165.241 hectares, localizada em Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia foi homologada em 1998, como de posse permanente e usufruto exclusivo do povo Xavante, afirma a Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com a assessoria, a terra é registrada em cartório na forma de propriedade da União Federal, e seu processo de regularização é amparado pela Constituição Federal. Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 2010, reconheceu a legalidade do procedimento administrativo de demarcação da terra indígena. A posse de todos os ocupantes não-índios foi considerada de má-fé.

A decisão do TRF-1 determinou a retirada dos ocupantes não indígenas e a recuperação das áreas degradadas da TI Marãiwatsédé. Estas ações estão em fase de planejamento pela Funai, que atuará por meio de um plano de
desintrusão dos não índios articulado a ações de proteção territorial, tais como planos de vigilância e gestão etnoambiental.

Conforme Só Notícias já informou, por causa do impasse das terras indígenas o prefeito de Alto Boa Vista, Wanderley Perim (PR), decretou estado de emergência no município. O motivo foi a interdição de rodovias estaduais e federais por posseiros e índios que disputam o território da gleba Suiá Missu, delimitado como reserva indígena da aldeia xavante Maraiwatsede. Posseiros, fazendeiros e índios queimaram uma ponte sobre um córrego na BR-080, trancando o trânsito para a região do Xingu. Já a BR-158 foi interditada com a abertura de uma vala próximo ao Posto da Mata (Alto Boa Vista).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE