O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vai compor, juntamente com outras três instituições e o Ministério Público Estadual (MPE), comissão que vai acompanhar de perto as eleições municipais deste ano, em Cuiabá. O grupo foi formado durante reunião realizada, esta manhã, do "Fórum Permanente de Interlocução: MP e sociedade".
Existe uma preocupação, por parte do MPE e sociedade em geral, em relação ao processo eleitoral como um todo, mas também em relação ao preparo dos candidatos à cadeira de chefe do Executivo de Cuiabá. A intenção, conforme o secretário de Finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco, é convidar os candidatos a prefeito para audiências com a recém-criada comissão.
"É uma forma de conhecermos e avaliarmos as propostas sociais daqueles que pretendem administrar Cuiabá. Queremos saber o que eles planejam executar na política social da nossa cidade", diz Orlando Francisco, que representou o Sintep-MT na reunião desta terça-feira. Ele acrescenta que é fundamental que os candidatos busquem compromisso e responsabilidade para exercer o cargo ao qual almejam.
"Temas como saúde, educação, meio ambiente e segurança pública precisam ser amplamente debatidos. São questões que interessam a todos nós. Se não houver seriedade e empenho para lidar com esses temas, a consequência será a precariedade nesses itens essenciais", afirmou.