O governo do Estado confirmou para amanhã o pagamento do salário dos servidores referente ao mês de junho. Serão desembolsados aproximadamente R$ 220 milhões que devem movimentar a economia local. Além deste pagamento, o Tesouro Estadual já deu início aos procedimentos para o desembolso de 40% da primeira parcela do 13º salário dos servidores efetivos, prevista para 20 de julho. Após, no dia 31, será pago o salário do mês de julho. Todas estas datas atendem ao calendário de pagamento divulgado ainda no início de janeiro.
O secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, explicou que a determinação do governador Silval Barbosa é de trabalhar firme no controle de gastos para manter o cronograma de pagamentos sempre em dia. “O Conselho Econômico do governo se reúne semanalmente e discute a situação de equilíbrio fiscal do Estado. Também atendemos a ordem do governador de ter qualidade no gasto público, permitindo que, além do pagamento de salários, o governo possa investir em infraestrutura, para que mais recursos sejam aplicados em benefício da população mato-grossense”, ressaltou.
No período de um mês (folhas de junho e julho, e 40% do décimo terceiro salário) o Tesouro estadual irá desembolsar aproximadamente R$ 700 milhões em três pagamentos aos servidores públicos. “Isso demonstra o equilíbrio fiscal do Estado, sem falar que os salários já estão com o reajuste de 6,08%, que representa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado pela União em 2011, acordado com os sindicatos. Outra ação do governador foi chamar mais candidatos aprovados no último concurso público. O planejamento para 2012 está sendo realizado de forma séria, mas isso não quer dizer que deixaremos de apertar o cinto e reduzir os gastos”, afirmou Edmilson.
Ao todo, serão realizados 14 pagamentos ao longo deste ano, sendo 12 referentes ao ordenamento mensal e ainda as duas parcelas da gratificação natalina. O calendário 2012 completo está disponível no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), menu Finanças Públicas, link Calendário de Pagamento.