PUBLICIDADE

Começa mapeamento de processos no TJ de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os setores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso envolvidos no processo de obtenção da certificação da Norma ISO 9001:2008 deram início à primeira etapa do trabalho, que consiste no mapeamento dos processos administrativos dos respectivos setores, que abrangem as coordenadorias de Planejamento, Infraestrutura, Financeira e de Recursos Humanos. Segundo o PHD/PMP em Gestão da Qualidade e consultor na área da qualidade e gerenciamento de projetos, Renato Bottini, o que se busca é certificar a metodologia de gerenciamento da qualidade e não o produto. No entanto, ao adotar novas rotinas e melhorar o gerenciamento, o resultado do produto, no caso do TJMT o serviço, também melhora.

Conforme o consultor, o desenvolvimento do planejamento estratégico e orçamentário do Tribunal de Justiça depende de uma série de rotinas adotadas pelos servidores de variados setores. A partir do mapeamento dos processos administrativos e de outras etapas da busca da certificação, será criado um sistema de gerenciamento de trabalho de apoio para essas rotinas. O objetivo é padronizar as rotinas consideradas mais adequadas para a qualidade da metodologia de gerenciamento, proporcionando maior rapidez e menos erros, e manter o controle sobre elas.

Depois de mapear os processos, a equipe responsável pela obtenção da certificação irá detectar, dentro da metodologia utilizada, onde vale a pena criar rotinas. O próximo passo é estabelecer os indicadores da qualidade (definir que tipo de ação deve ser adotada para melhorar o processo) e depois estabelecer metas, que devem ser de melhoria contínua. Segundo o consultor, a busca pela qualidade nunca cessa, já que depois que se atinge uma meta, cria-se outra, ainda mais ambiciosa.

"Podemos citar como exemplo a seguinte situação: vamos acompanhar a rotina de um processo administrativo e verificar que ele demora, em média, três horas. Vamos trabalhar para que ele seja feito em duas horas e para isso daremos um prazo de cinco meses. Assim que atingirmos essa meta, estipularemos outra, mais desafiadora", informou o consultor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...

Sinop: terminam hoje inscrições de seletivo na Educação com mais de 300 vagas

As inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação...
PUBLICIDADE