Os setores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso envolvidos no processo de obtenção da certificação da Norma ISO 9001:2008 deram início à primeira etapa do trabalho, que consiste no mapeamento dos processos administrativos dos respectivos setores, que abrangem as coordenadorias de Planejamento, Infraestrutura, Financeira e de Recursos Humanos. Segundo o PHD/PMP em Gestão da Qualidade e consultor na área da qualidade e gerenciamento de projetos, Renato Bottini, o que se busca é certificar a metodologia de gerenciamento da qualidade e não o produto. No entanto, ao adotar novas rotinas e melhorar o gerenciamento, o resultado do produto, no caso do TJMT o serviço, também melhora.
Conforme o consultor, o desenvolvimento do planejamento estratégico e orçamentário do Tribunal de Justiça depende de uma série de rotinas adotadas pelos servidores de variados setores. A partir do mapeamento dos processos administrativos e de outras etapas da busca da certificação, será criado um sistema de gerenciamento de trabalho de apoio para essas rotinas. O objetivo é padronizar as rotinas consideradas mais adequadas para a qualidade da metodologia de gerenciamento, proporcionando maior rapidez e menos erros, e manter o controle sobre elas.
Depois de mapear os processos, a equipe responsável pela obtenção da certificação irá detectar, dentro da metodologia utilizada, onde vale a pena criar rotinas. O próximo passo é estabelecer os indicadores da qualidade (definir que tipo de ação deve ser adotada para melhorar o processo) e depois estabelecer metas, que devem ser de melhoria contínua. Segundo o consultor, a busca pela qualidade nunca cessa, já que depois que se atinge uma meta, cria-se outra, ainda mais ambiciosa.
"Podemos citar como exemplo a seguinte situação: vamos acompanhar a rotina de um processo administrativo e verificar que ele demora, em média, três horas. Vamos trabalhar para que ele seja feito em duas horas e para isso daremos um prazo de cinco meses. Assim que atingirmos essa meta, estipularemos outra, mais desafiadora", informou o consultor.