PUBLICIDADE

Estado lidera número de matrículas para solicitantes do seguro-desemprego

PUBLICIDADE

Muito antes da habilitação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Mato Grosso, os trabalhadores que davam entrada no Seguro-Desemprego já demonstravam grande interesse em participar dos cursos oferecidos pelo programa. Com pouco mais de um mês de funcionamento do projeto no Estado, cerca de 1.871 pessoas já se inscreveram nos cursos do projeto e 2.675 trabalhadores já realizaram sua pré-inscrição.

Os números projetam Mato Grosso como Estado de referência nacional na execução dos cursos de Formação Continuada do Pronatec. O programa na modalidade trabalhador, beneficiário seguro-desemprego, funciona por enquanto como projeto piloto no País. Contudo, as demais unidades federativas que estão executando o programa apresentam índices bem inferiores ao desempenho mato-grossense.

O Pronatec/Bolsa Trabalhador é desenvolvido no Estado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), por meio da Superintendência Estadual de Emprego (Sine-MT). O projeto determina que os trabalhadores reincidentes na solicitação do Seguro-Desemprego participem obrigatoriamente de um dos cursos de qualificação ofertados no catálogo do projeto. O trabalhador, por sua vez, pode escolher qual curso pretende participar, dentro das opções oferecidas para seu perfil de atuação profissional.

As sete primeiras turmas de qualificação profissional do Pronatec iniciaram no início deste mês, nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis. No decorrer do mês, outras turmas foram ofertadas também em Várzea Grande, local onde estão previstos novos cursos entre os dias 25 de junho e 02 de julho. Neste período, as turmas abertas contemplarão as áreas de Auxiliar de Recursos Humanos, Eletricista e Instalador Predial (baixa tensão), Mecânica e Manutenção de Motocicletas, Soldador do Processo MIG/MG e Torneiro Mecânico.

Com mais essas turmas, o Governo do Estado totalizará mais de 20 turmas de cursos do Pronatec em pleno processo de capacitação. “Estamos nos esforçando para desenvolver o programa de forma que o trabalhador possa realmente ser beneficiado e consiga um rápido retorno ao mercado de trabalho. O Governo do Estado acredita na qualificação profissional como ferramenta de ascensão social e melhoria da qualidade de vida das famílias mato-grossenses”, disse o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan Oliveira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotoria aciona fazendeiro acusado de maus tratos a 2 mil cabeças de gado em MT

A Promotoria de Justiça de Sapezal (480 quilômetros de...

Instituto do Pantanal abre concurso em Mato Grosso com salários de até R$ 13 mil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou...

Escolas buscam soluções para regular o uso de celular pelos alunos

Caixas para guardar celulares e perda de pontos em...
PUBLICIDADE