O nome do novo juiz que assumirá a terceira vara criminal de Sinop, instalada no final de maio, está sendo analisado. Apenas um magistrado se candidatou para a vaga e, agora, o processo com o pedido de remoção está sendo analisado pela Corregedoria Geral de Justiça e apontará se ele atende os requisitos para a função. Em seguida, o processo será enviado para aprovação, ou não, do pleno do Tribunal de Justiça.
De acordo com assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, não deve ser inseridos outros nomes para “disputar” a vaga, pois o período de inscrições no concurso de promoção de magistrados já encerrou. Ainda não há previsão de quando será emitido o resultado. Enquanto a definição não ocorre, Mário Machado – que é titular da segunda vara criminal – acumula a função.
A nova vara foi instalada com objetivo de trabalhar apenas com as execuções penais, ou seja, com presos já condenados que cumprem regime fechado, semiaberto ou aberto, e de cartas precatórias. Antes da criação, os processos eram despachados na segunda vara. O juiz atua, também, como corregedor do presídio Osvaldo Florentino (Ferrugem – onde há mais de 700 pesos) em busca da intensificação nos trabalhos de ressocialização.
Além desta, a comarca sinopense tem duas varas criminais e mais sete cíveis.