PUBLICIDADE

Secretaria discute modenização do Sistema Penitenciário em Rondonópolis

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa, e o secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente coronel Clarindo Castro, realizaram visitas de cortesia aos juízes das Varas de Execuções Penais das Comarcas de Santo Antônio do Leveger, Murilo Mesquita, e Rondonópolis, Aline Quinto, na terça-feira (19.06). Na ocasião foram abordados temas como a gestão e a modernização do Sistema Penitenciário e adoção do monitoramento eletrônico. A equipe da Sejudh também promoveu visitas técnicas às unidades prisionais dos municípios.

Durante a reunião no Fórum de Rondonópolis, foi discutida a implantação das tornozeleiras eletrônicas em Mato Grosso. De acordo com o secretário Paulo Lessa, a Secretaria de Administração (SAD) deverá realizar a licitação dos equipamentos nos próximos dias. A proposta é que sejam licitadas 3 mil tornozeleiras, "O que vai trazer economias ao sistema penitenciário e ao Estado", argumentou o secretário.

A juíza da quarta vara criminal de Rondonópolis, Aline Quinto, observou que o emprego das tornozeleiras eletrônicas será uma alternativa à prisão preventiva. Além de ser uma forma eficaz de redução de custos e diminuir a reincidência entre os presos. "A Sejudh tem procurado ver o lado humano dos reeducandos", afirmou.

Para o Promotor de Justiça de Rondonópolis, Henrique Schneider, a implantação das tornozeleiras é o passo mais importante a ser dado. "Reduz o custo para a manutenção do preso, permite a fiscalização adequada e favorece a ressocialização do reeducando".

Visita

Na mesma viagem, o secretário adjunto de Administração Penitenciária realizou visitas técnicas as obras da Penitenciária Major Eldo de Sá (Mata Grande), em Rondonópolis, e também na Cadeia Pública de Pedra Preta. Na Mata Grande, o corredor central e o raio 1 passam por reforma completa das instalações e, quando as obras estiverem concluídas, a capacidade do sistema prisional será ampliada em 300 vagas. De acordo com o Coronel Castro, a obra é realizada com recursos próprios do Estado, orçada em R$ 1,4 milhões.

Na Cadeia Pública de Pedra Preta, a visita técnica teve o objetivo de conferir o reinício do atendimento na unidade prisional. A cadeia foi reativada na semana passada, após empresa de alimentação vencer licitação para fornecimento de refeições aos reeducandos. De acordo com o diretor da unidade, Alexandre Siqueira, a cadeia tem 40 vagas e atende, atualmente, 22 reeducandos.

Reformas

Outras unidades prisionais passam por obras no Estado, a exemplo das Cadeias Públicas de Diamantino, São José dos Quatro Marcos e Cáceres. Uma creche se encontra em fase inicial de construção na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Na Penitenciária Central do Estado (PCE), estão em construção alojamentos e refeitório para servidores, além de abrigo para visitantes e sala de atendimento para advogados e defensores públicos.

Segundo coronel Castro, novas unidades em fase final de construção deverão ser inauguradas ainda em 2012, a exemplo do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontes e Lacerda e Juína. De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, encontram-se em trâmites adiantados e deverão ter início nos próximos meses a construção dos CDPs feminino nos municípios de Sapezal e Porto Alegre do Norte. Peixoto de Azevedo e Várzea Grande também serão contemplados com novas unidades prisionais. Em Várzea Grande serão dois CDPs com capacidade total para 1008 vagas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE