Após o início das obras de mobilidade urbana na Capital, Cuiabá vivencia a evolução dos trabalhos que vão melhorar o deslocamento de veículos e pedestres a partir da eliminação de diversos entraves. Com oito interdições ao longo da Avenida Miguel Sutil, a cidade se prepara para receber com boa infraestrutura a Copa do Mundo da Fifa em 2014.
Com obras nas rotatórias de acesso aos bairros do Verdão, Santa Rosa, Jardim Leblon, Santa Isabel, Cidade Alta e na avenida Ciríaco Cândia, a população já observa que a cidade virou um canteiro de obras a céu aberto. Com cronograma previsto entre 12 e 18 meses, Cuiabá está próxima de passar para uma nova etapa, com soluções objetivas para os problemas que afetam o trânsito.
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, destacou o empenho de todos que estão ajudando na construção das obras de mobilidade e pede compreensão da população cuiabana. "Temos realizado todos os esforços possíveis para minimizar os efeitos de obras em andamento. Estamos trabalhando junto com a Prefeitura de Cuiabá, Rede Cemat, CAB Ambiental, SMTU e Batalhão de Trânsito da PM para beneficiar a população neste momento tão importante para o futuro da nossa cidade"", concluiu.
As obras de trincheiras consistem em alargamento das duas faixas de pista já existentes, onde os motoristas irão acessar a entrada dos bairros. Além disso, serão realizadas benfeitorias na drenagem e sinalização. Através do ""mergulho"", duas novas pistas serão construídas, onde os carros passarão por baixo das rotatórias já existentes no local, subindo novamente até voltar ao nível normal da pista.
Para o mês de julho, a Secopa prevê um aumento no ritmo das obras, pois os principais entraves na construção das trincheiras estão sendo superados neste primeiro mês – junho -, entre eles a retirada de postes da rede de energia, reposicionamento de adutoras de água e as questões climáticas (extensão do período de chuvas).
Para que a execução das obras aconteça com mais rapidez e segurança, o trânsito está sendo redirecionado em diversos pontos. A população deve evitar esses trechos da avenida, que tem equipes de trânsito preparadas para orientar os motoristas, através de sinalização e indicação de desvios.
Durante os próximos dois anos, período que antecede a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, outras intervenções irão ocorrer na Capital. Nos próximos dias outra obra deve ser iniciada, no trevo do Despraiado, onde será construído um viaduto de 335 metros de comprimento.
A Secopa ainda aguarda o término da licitação de mais duas obras, um viaduto de 153 metros, no entroncamento da av. da Feb com a av. Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, e a construção de um Complexo Viário no bairro Tijucal, composto por uma trincheira e um viaduto de 520 metros de extensão.