Começa hoje, a 2ª Semana Nacional da Execução Trabalhista com a realização em todo o país de leilões de milhares de bens penhorados para assegurar o pagamento de direitos trabalhistas não quitados pelos devedores. No TRT de Mato Grosso o lançamento ocorre às 8h, no plenário do Tribunal, com a abertura de um mega leilão com bens penhorados por todas as varas do trabalho mato-grossenses. São mais de 200 lotes de bens, avaliados em R$ 65 milhões.
O leilão será realizado de segunda a sexta no plenário do TRT/MT. No primeiro dia serão leiloados os bens imóveis urbanos; no dia 12 (terça-feira) serão os imóveis rurais, animais e implementos agrícolas; no dia 13 de junho (quarta-feira), veículos automotores e no dia 14 (quinta-feira) os bens móveis em geral. No dia 15 (sexta-feira) será feita uma repescagem, com a oferta de todos os bens que não tiverem sido arrematados.
Nos cinco dias do evento, serão utilizados vários instrumentos para acelerar a solução dos litígios. Entre eles, a realização de pesquisas para a identificação de devedores e seus bens, por meio de ferramentas eletrônicas (Bacenjud, Renajud, Infojud etc.); audiências de conciliação; expedição de certidões de crédito e reavaliação de processos que estão em arquivo provisório por falta de bens a serem penhorados. No último dia, será realizado o leilão nacional de bens penhorados.