A pecuária representa uma importante atividade econômica de Mato Grosso. O Estado está entre as unidades federativas com maior número de cabeças de gado do País. Diante disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) investe em qualificação para o homem do campo, sobretudo, como forma de estimular sua qualidade de vida e sua permanência na zona rural.
Na próxima segunda-feira (11.06), o município de Porto Esperidião receberá o Projeto Parceria Rural Pecuária para realização do Curso de Vaqueiro na região. A qualificação ensina ao peão práticas adequadas de manejo do gado, como cria, recria e vacinação. Além disso, o trabalhador aprende a utilizar o couro do animal para confecção dos seus próprios materiais de trabalho e demais artesanatos que são utilizados na atividade pecuária.
"Muitos peões acham que não precisam passar pelo curso, por já terem familiaridade com o trabalho. Contudo, as técnicas ensinadas para os alunos como, por exemplo, a forma e o local corretos para a vacinação incidem diretamente na lucratividade do produtor. A tecnologia avança inclusive no campo e impõe um novo ritmo de trabalho nas cidades e no campo", disse o coordenador do Projeto Parceria Rural Pecuária, Emílio Martins Alves.
Em Porto Esperidião o Curso de Vaqueiro será realizado na Gleba Vila Cardoso – zona rural do município. Quem quiser participar da qualificação deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para realizar sua inscrição e buscar outras informações sobre o curso.