Os moradores da Comunidade Ranchão passam a contar com um pavilhão de 240 metros quadrados que abrigará a feira de produtores e recebeu o nome de João Bento de Paula, o Déca. No local serão desenvolvidos cursos e outras ações em benefício da população. O prefeito Lirio Lautenschlager também fez a entrega de 100 títulos de propriedade, dentro do programa de regularização fundiária que vem sendo implantado no sentido de possibilitar a escrituração da propriedade. O evento reuniu um expressivo número de pessoas entre autoridades, produtores que utilizarão o local, proprietários que já estão com a situação do imóvel regularizada e pessoas da comunidade.
O subsecretário José Alves de Oliveira disse que o local falou da importância do investimento que não só se transformará num "ponto de encontro" para comunidade social. Já o vereador Ataíde Luiz da Silva destacou o caráter social das ações que estão sendo desenvolvidas e que fomentam a agricultura familiar. "Nossa Ranchão está se equilibrando. Tem que ter coragem para fazer os investimentos que o prefeito Lírio está fazendo: benfeitorias na escola, iluminação, investimento na feira do produtor e, principalmente, para solucionar a questão fundiária que se arrasta há vários anos", disse.
O vice-prefeito Sadi Ribeiro Ramos, que também acompanhou o ato, também destacou a importância de incentivar a produção, na medida em que isso representa um incremento à receita familiar e principalmente, o fato de a Administração conseguir resolver o problema da titulação de propriedade que muitas pessoas não tinham. "Agora, com a situação da propriedade legalizada, as pessoas têm direito legal sobre seu imóvel, não correndo mais o riscos de perdê-lo em hipótese alguma e, principalmente, podendo investir, sem receito, agregando ainda mais valor à área", disse.
O prefeito Lírio disse do seu compromisso como Nova Mutum e do esforço que a Administração Municipal vem fazendo para investir em infraestrutura, mas também e, principalmente, das ações que visam o desenvolvimento humano. O chefe do Executivo citou como exemplo o desafio assumido pelo seu governo para resolver situações jurídicas, permitindo que as pessoas se sintam seguras em relação à propriedade de seus imóveis. "Procuramos estar presentes em todos os segmentos. Aqui na Ranchão estamos realizando investimentos de infraestrutura, mas também atuamos no sentido de incentivar a produção, inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, garantir a legalidade da propriedade, enfim, o nosso perfil não é o de abandonar o interior e esquecer trabalhadores que contribuem para o desenvolvimento de Nova Mutum", disse.
Na programação de sábado, houve um momento de muita emoção ao ser anunciado o nome de João Bento de Paula, o Déca, no pavilhão. A homenagem procurou valorizar e dar perenidade a uma trajetória que a exemplo de tantas outras caracterizam o lugar como uma comunidade de desbravadores, pessoas que enfrentaram várias dificuldades e venceram todo o tipo de adversidade para construir um lugar bom para viver e ter sua família. Dona Alice, viúva de Déca, estava muito emocionada e não escondeu as lágrimas durante a leitura de um depoimento seu a respeito à homenagem feita a seu esposo, o que emocionou a todos também.