Um levantamento elaborado pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano aponta que, nos três primeiros meses deste ano, 12 pessoas (6 homens e 6 mulheres) morreram em acidentes de trânsito. A maioria das colisões, atropelamentos ocorreu em março (7) e, os demais, em fevereiro.
Os números são ainda maiores quando analisados os casos de abril e início de maio – períodos que não estão inclusos na análise da secretaria-. Só Notícias apurou que houve pelo menos mais duas mortes em abril (de um médico na BR-163 e de um ciclista na estrada Selene) e outras duas no primeiro final de semana de maio (de um jovem no setor industrial e de um homem na rodovia que liga Sinop-Santa Carmem).
Falta de atenção, desrespeito às leis de trânsito, alta velocidade e ingestão de bebidas alcóolicas estão entre os principais motivos de acidentes. Desde janeiro, foram mais de 270 boletins de acidentes registrados em Sinop pela guarda de trânsito.
Maiores vítimas
Só Notícias apurou que os homens são as principais vítimas. Em 2011, das 45 mortes registradas em acidentes envolvendo ciclistas, pedestres, motociclistas e outros motoristas, 38 eram do sexo masculino (sendo dois menores de 18 anos), o que corresponde a aproximadamente 85% do total. Outras 7 eram mulheres. Ainda no ano passado, foram pelo menos 1,7 mil acidentes.
Na última semana, a Polícia Rodoviária Federal divulgou levantamento específico sobre os acidentes com motos. De janeiro até abril, foram 194 registros, alta de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Destes, 128 pessoas tiveram ferimentos leves (+7,5%) e, outras 83, graves (+20%). Apesar do aumento de acidentes, houve redução no número de mortos, passando de 19 no ano passado para 15, neste.