PUBLICIDADE

Ações melhoram qualidade de vida de trabalhadores em MT

PUBLICIDADE

Os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa trouxeram ao mundo a substituição da servidão feudal pelo trabalho assalariado. O surgimento da classe proletária envolveu ainda um longo processo de conquistas trabalhistas, como forma de garantir os direitos da classe operária.

Alguns séculos se passaram e hoje o capital humano é visto como o principal ativo de uma organização. No campo governamental as autoridades públicas estão cada vez mais conscientes da necessidade de criação de estratégias que oportunizam acesso ao trabalho e à geração de renda e, por conseguinte, melhores condições de vida a sua população.

Imerso num cenário desenvolvimentista, o Estado de Mato Grosso tem ciência da importância de políticas que beneficiam o trabalhador. Nos últimos dois anos, o Governo já criou mais de 10 mil vagas em cursos de qualificação, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

Projetos como o Copa em Ação surgiram no ano passado para qualificar e projetar para o mercado de trabalho as pessoas interessadas em aproveitar as oportunidades empregatícias geradas por ocasião do Mundial de 2014. "A missão de sediar um evento como a Copa de 2014 impõe ao Estado a responsabilidade de investir em seus trabalhadores para atender a demanda produzida por um evento de natureza internacional, como é a Copa do Mundo", ressaltou a primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa.

Já o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realiza cursos tanto na Grande Cuiabá, quanto nos demais municípios do Estado. O Projeto Qualifica Mato Grosso, por sua vez, tem a missão de interiorizar os cursos de qualificação para as cidades que não são atendidas pelos outros projetos de capacitação.

Os cursos desenvolvidos pelos vários projetos de qualificação abrangem os setores de serviços, indústria, comércio e construção civil, áreas apontadas como as principais geradoras de demandas profissionais, conforme dados apresentados pelo Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE.

Para os trabalhadores do campo, o Governo do Estado desenvolve o Projeto Parceria Rural Agropecuária e disponibiliza o Curso de Operador de Máquinas e Insumos Agrícolas, ação que já beneficiou mais de 10 mil trabalhadores em nove anos de existência da iniciativa.

Além disso, os cursos de Vaqueiro e Doma Racional do Projeto Parceria Rural Pecuária disponibilizam o aprendizado do manejo adequado com o gado e a domesticação de cavalos. Isso representa o aumento de lucratividade do criador e a garantia de emprego na zona rural.

"Quando investimos em qualificação pensamos em dar condições de uma vida digna aos nossos trabalhadores. O crescimento econômico deve estar respaldado pela melhoria da qualidade de vida da sua população e isto tem sido uma grande preocupação do Governo do Estado", disse a primeira-dama e secretária Roseli Barbosa, parabenizando os trabalhadores pelo dia 1 º de maio, data em que se comemora o Dia Mundial do Trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE