sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: servidores são indiciados por danos ambientais em parque

PUBLICIDADE

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, indiciou dois servidores da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) por crimes ambientais praticados no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá. O inquérito foi instaurado em setembro de 2011, a pedido do Ministério Público do Meio Ambiente e encaminhado, hoje, ao órgão ambiental.

As investigações responsabilizaram os dois pelo desmatamento de uma faixa de 960 metros e largura de aproximadamente 4 metros e pelo aterramento de três córregos. Cópias dos autos foram encaminhadas a Sema para medidas administrativas e disciplinares referente à conduta dos agentes públicos.

Com base em pericias técnicas, o inquérito apurou que obras de isolamento com cerca na área Sul do Parque Massairo Okamura, realizada por uma empresa contratada, ocasionaram em danos à vegetação nativa, com a derrubada de árvores do entorno do Parque e no aterramento de três córregos.

Conforme o delegado adjunto da Dema, João Henrique de Brito Santos, o cercamento poderia ter sido feito de forma a causar o menor possível de impacto ambiental, sem comprometer as funções ambientais do Parque, utilizando métodos menos danosos, como a capina manual, ao invés de máquinas. "Houve uma supressão de vegetação em área de proteção permanente. A forma que foi feita foi inadequada. Se havia recurso teria que ser utilizado", afirma João Henrique. "São pessoas que deveriam acompanhar todo o processo da obra, fiscalizar as ações em campo e tomar as decisões gerais. Os dois deixaram que os danos ocorressem", esclareceu o delegado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE