PUBLICIDADE

Sorriso: movimento pela paz deve reunir 500 pessoas

PUBLICIDADE

O Movimento pela Paz em Sorriso fará um manifesto no município contra os altos índices acidentes de trânsito e atentados contra pessoas. O evento, um passeio ciclístico, acontecerá na terça-feira (10). São esperados pelo menos 300 ciclistas e 200 motociclistas. A saída está marcada para às 19h, em frente a uma faculdade particular de Sorriso, e devem ser percorridos 15 quilômetros pelas principais avenidas da cidade.

O movimento está sendo organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). A presidente da entidade, Conceição Missio, salientou que todo tipo de violência termina por acarretar problemas na saúde pública. “Já houve vários casos em que um paciente com cirurgia eletiva (marcada previamente) recebe alta para que o corpo clínico possa atender alguém acidentado no trânsito, por exemplo. Se não conscientizarmos, não vamos diminuir as filas”.

Dados do conselho apontam que em 2011 foram mais de 1,2 mil acidentes de trânsito ocorridos em ruas e avenidas sorrisenses. Deste total, pelo menos 30% necessitaram de cirurgia e disponibilidade de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a reabilitação do paciente. Registros de casos com armas branca e de fogo ultrapassaram os 270. “O que queremos com este movimento é mostrar para a sociedade que os números são assustadores. Pessoas que não estão diretamente ligadas com a violência também terminam afetadas”.

Além do conselho, a Associação dos Professores de Educação Física, uma escola particular e uma faculdade de Sorriso apoiam o evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE