PUBLICIDADE

Cuiabá: argentinos são liberados e Consulado protesta contra prisões

PUBLICIDADE

Foram libertados na noite desta quarta-feira (4) os dois argentinos presos acusados de furto em uma casa noturna de Cuiabá. Eles denunciam terem sido espancados por dois policiais militares à paisana e serem alvo de prisão ilegal, que desrespeitou tratados internacionais. Por isso, um representante do Consulado da Argentina afirma que um protesto formal será encaminhado para o Ministério das Relações Exteriores contra a atuação da Polícia de Mato Grosso.

De acordo com o chefe da Seção Consular-Jurídica da Embaixada da Argentina no Brasil, Gabriel Herrera, os professores universitários Ignácio Luiz Marcelo Lujan, 29, e Ignácio Augustin Lujan, 26, estavam presos no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) em uma cela comum e não tiveram direito de entrar em contato com a Embaixada do país para informar sua situação. Além disso, em nenhum momento houve um comunicado oficial por parte da Polícia Civil sobre a prisão dos argentinos.

Herrera lembra que a medida fere o Tratado de Viena, convenção internacional da qual o Brasil é signatário que regula, entre outras coisas, procedimentos a serem adotados quando ocorre a prisão de um estrangeiro. “Isto é algo muito grave, que pode criar um sério incidente diplomático”. O diplomata conta que a representação argentina no Brasil só ficou sabendo da prisão por meio de notícias veiculadas na imprensa.

Além do desrespeito à leis internacionais, a advogada contratada para cuidar do caso, Beatriz Pinto Viana destaca que os irmãos foram espancados pelos policiais militares para confessarem o suposto furto de uma bolsa com uma câmera fotográfica e um telefone celular. “Revistaram os 2 na porta da casa noturna, o carro e nada foi encontrado. Apenas após levarem eles até o Centro Integrado de Cidadania (Cisc) do Planalto é que os equipamentos surgiram no carro em que eles estavam”.

A advogada pontua que no mesmo carro em que os equipamentos foram encontrados, os irmãos argentinos possuíam mais de R$ 7 mil em dinheiro, usado no passeio por várias localidades da América do Sul. Com os espancamento, um dos argentinos chegou a perder 3 dentes e precisou ser medicado dentro do CRC. “Queremos a apuração do caso e punição a estes policiais”.

A liberdade foi concedida pelo juiz Rondon Bassil Dower Filho, mediante pagamento de fiança de R$ 2.073 para cada um dos acusados e apresentação perante o juízo a cada 3 meses. O Ministério Público solicitou a retenção do passaporte, mas o pedido foi negado pelo magistrado.

Vítima do furto, a secretária Raquel Rocha dá outra versão para o fato. Conta que estava em companhia de amigos na casa noturna, quando deixou a bolsa em um balcão para tirar fotos. Assim que voltou, ela não estava mais lá. Conforme relato da vítima no boletim de ocorrência, após a constatação do sumiço da bolsa, 1 dos argentinos já havia saído com o carro e o outro foi abordado na entrada do local. Enquanto aquele que ainda tentava sair da boate permaneceu detido pelos militares à paisana, o outro foi abordado por uma viatura da PM a alguns quarteirões da casa noturna.

Segundo ela, a localização da câmera e do celular ocorreu no Cisc. “Um deles tentou fugir e entrou em luta corporal, depois só vi os meus equipamentos no Cisc. Fui roubada, claro, porque até agora estou sem minha bolsa e meus documentos não foram achados”.

Outro lado
O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, reconheceu que não houve a comunicação formal da prisão dos argentinos, mas ressaltou que isso não trouxe prejuízo para o processo. Para evitar outros problemas, uma normativa será distribuída aos delegados. Caso haja representação, os PMs que supostamente espancaram os argentinos serão alvo de procedimento disciplinar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...

Prefeitura confirma Us Agroboy no réveillon de Alta Floresta

A prefeitura divulgou, hoje, a programação do réveillon na...

Sorriso: condutora é socorrida após bater carro em poste

Um Fiat Uno colidiu contra um poste no canteiro...
PUBLICIDADE