O governo estadual assinou contrato com uma Organização Social prevendo repasse de R$ 3,9 milhões por mês, que serão geridos pela entidade, para administrar o Hospital Regional de Sorriso – um dos maiores de Mato Grosso. Este mês, a administração inicia o trabalho de transição para a OS que comandará a unidade. A Secretaria de Estado de Saúde tem implantado, desde ano passado, o novo modelo de gestão nos hospitais públicos colocando organizações para administrá-los com a intenção de melhorar o atendimento e otimizar os investimentos. “A nossa OS chega em Sorriso com o compromisso de prestar assistência médica hospitalar de qualidade”, garantiu José Cléber Costa, diretor do Instituto Nacional de desenvolvimento Social e Humano.
Ainda segundo o diretor da nova administração, médicos que se demitiram no início de março protestando para receber salários atrasados, podem voltar a serem contratados. “Devemos sim rever essa situação e caso nosso corpo clínico necessite de mais médicos, contrataremos”, disse Cléber. Mas o quadro de funcionários deve ser alterado. “Há um processo seletivo transparente já em curso esse mês, vários profissionais que já atuam no hospital serão aproveitados, mas alguns servidores serão colocados à disposição do Estado para procurarem o mercado de trabalho”, finalizou o diretor, sem citar números.
Atualmente, o hospital conta 506 servidores (sendo aproximadamente 45 médicos) e atende pacientes de 16 municípios da região Norte (população estimada em 400 mil habitantes), em sistema de consórcio, com as prefeituras bancando parte das despesas.