PUBLICIDADE

Sinop: agentes pedem segurança e condições de trabalho no Ferrugem

PUBLICIDADE

Servidores penitenciários de Sinop pediram mais segurança e condições de trabalho para atuarem na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. A reivindicação foi feita durante a visita do presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, que esteve na unidade prisional, ontem.

Na visita, o presidente foi recebido pela diretora do Ferrugem, Genyane Lúcia Pereira, pelo coordenador do Setor de Operações Especiais (Cope), Agepen Assis, e pelo capitão PM Victor Prado, que frisaram as principais peculiaridades administrativas e estruturais da unidade. Foram elas: a falta de efetivo, recursos para reforma do prédio, alimentação para servidores que atuam durante o expediente, transporte para servidores, segurança nos corredores durante o plantão (que seria resolvido com a criação do grupo de contenção), iluminação em vários pontos da unidade e outros.

Durante o encontro com os servidores penitenciários, o promotor criminal de Sinop, Thiago Henrique Cruz Angeline, que fazia uma vistoria no local, disse ao presentes na reunião que existe um fundo (recurso) de aproximadamente R$ 20 mil disponível no Conselho de Comunidades para suprir às necessidades da unidade. “Só no ano passado foram R$ 30 mil de recursos utilizados, entre agosto e dezembro. São recursos valiosos que podem ser usados”, destacou o promotor.

A diretora da Penitenciária disse que a falta de efetivo no local é preocupante. “Preocupo muito com a falta de agentes no corredor e também para dividirem nas escalas de plantão, principalmente nos momentos que precisa escoltas, revista e durante as atividades diárias, principalmente nos corredores. Não posso deixar apenas dois agentes no corredor”, salientou Genyane.

Na oportunidade, o presidente do Sindspen-MT discutiu o problema com os servidores, que no final explanaram vários encaminhamentos na tentativa de um acordo mais viável para melhorar o trabalho na penitenciária do município. “É necessário abrir mais turmas para o Curso do Setor de Operações Especiais, a fim de capacitar novos agentes para atuar nesta unidade e em todo Sistema Penitenciário”, complementou Assis, sobre ações para melhorar à segurança da Penitenciária de Sinop.

Já o capitão PM Victor Prado informou que buscará todas as medidas possíveis para reforçar a segurança do local e que a estrutura da PM está à disposição para a realização do próximo Cope, já contando com o apoio dos agentes do SOE.

A Penitenciária Ferrugem, localizada a 30 quilômetros do centro do município, possui 70 servidores penitenciários, entre eles, nove agentes do Setor de Operações Especiais (SOE). A segurança do local conta com apenas oito policiais por plantão para atender cerca de 700 reeducandos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher foge ao ver viatura, deixa casa aberta e policiais localizam tabletes de cocaína em Mato Grosso

Policiais militares do 10º Batalhão apreenderam quatro tabletes e...

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE