PUBLICIDADE

Detentoras de incentivos deverão destinar 1% para entidades filantrópicas

PUBLICIDADE

Depois de destinarem aproximadamente R$ 1,5 mil de emendas parlamentares para a retomada das obras da ala do Hospital de Câncer de Mato Grosso, os deputados estaduais vão se mobilizar pela aprovação de um projeto de lei que determinará 1% do lucro das empresas que detém incentivos fiscais do governo, para ajudar as entidades filantrópicas. A proposta está sendo elaborada e será apresentada ainda este mês.

A iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), pretende contribuir com o trabalho beneficente realizado por entidades, como o Hospital de Câncer, que depende da ação voluntária da sociedade organizada para atender os atuais 3,4 mil pacientes por mês.

O primeiro passo já foi dado para fortalecer o Hospital de Câncer, através da parceira firmada entre o Poder Legislativo e a Casa Cor Mato Grosso. Juntos uniram esforços pela conclusão da ala paralisada, há 17 anos e a ampliação de mais 830 metros quadrados desse hospital. Dando condições de elevar o número de atendimentos para 10 mil mensais.

No lançamento do projeto, hoje, Riva defendeu também que os leilões realizados no interior do Estado, para angariar fundos ao Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, contemplem a unidade de Mato Grosso, que tem condições de oferecer o tratamento com tecnologia avançada. "Todos os deputados abraçaram essa causa, inclusive, os licenciados", afirmou Riva.

Ele voltou a cobrar do governo a construção de dois hospitais, sendo um estadual e outro infantil. E criticou a falta de planejamento do estado por gestores anteriores. Para Riva, é preciso repensar Mato Grosso. Pois, não adianta ser subsede da Copa do Mundo, se não tiver um sistema de saúde bem estruturado.

Da mesma forma, o presidente do Hospital de Câncer, João Castilho Moreno afirmou que será um grande passo na área ambulatorial e pediu empenho de todos. "130 leitos são insuficientes. Precisamos de parceiros engajados nesta causa pelo bem de todos".

As emendas parlamentares serão destinadas na parte física da ala, onde funcionarão 16 novos consultórios; oito leitos de urgência e emergência; administração e sala de biópsia. O apoio do Governo do Estado foi decisivo na construção do Centro de Detecção de Câncer de Mama, equipado com tecnologia da Holanda. Na oportunidade, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo anunciou a liberação de R$ 400 mil para ajudar nas obras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE