quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Fiscais da Sefaz detectam retirada ilegal de gado em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Ação de fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) detectou a retirada ilegal de gado mato-grossense para abate no Estado do Pará. O flagrante aconteceu no município de Vila Rica, após a equipe volante da região Leste parar duas carretas de gado já próximas à divisa de Mato Grosso. Os caminhoneiros apresentaram notas fiscais que após a conferência do Fisco foram identificadas como falsas. O contribuinte responsável pela operação ilegal foi autuado a recolher o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) acrescido de penalidades, num total de R$ 84,2 mil.

“A Sefaz está monitorando as operações de todas as regiões. Temos recebido denúncias e toda situação é levada em conta no nosso trabalho de inteligência e fiscalização. Não podemos aceitar que a produção do Estado seja retirada de forma ilegal, com notas falsificadas. Atitudes como esta coloca em risco a estabilidade econômica do produtor que respeita as leis tributárias”, comentou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

Pelo Termo de Apreensão e Depósito (TAD), a documentação falsificada dizia que o gado tinha origem no próprio Estado do Pará e estava apenas utilizando o município de Vila Rica como rota para o frigorífico também no Pará. Porém, os agentes de tributos do Estado checaram as informações apresentadas junto ao banco de dados da Sefaz paraense e confirmaram se tratar de documentação falsificada.

A situação flagrada pela fiscalização está enquadrada no que determina a Lei Federal n° 8.137/90, que tipifica o fato como Crime Contra a Ordem Tributária. “Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: … falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributável”, traz o texto Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE