PUBLICIDADE

Servidores penitenciários devem aprovar hoje pauta de reivindicações ao Estado

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sindspen) deve realizar hoje, às 16h, assembleia geral que aprovará a pauta de reivindicações 2012/14, que foi debatida em conselho deliberativo, realizado mês passado. A reunião, que será na sede da entidade em Cuiabá, reunirá agentes, assistentes e auxiliares penitenciários e será conduzida pelo presidente João Batista Pereira de Souza. Conforme assessoria de imprensa do sindicato, a pauta trata de assuntos gerais, que afetam diretamente o desenvolvimento dos serviços. São questões financeiras, técnicas, de condições de trabalho e saúde do servidor, que deverão ser encaminhadas às secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Administração (Sad).

Entre os pontos destacados no setor financeiro, a classe pede uma completa reestruturação, progressiva, devido a complexidade exigida nas funções. Na pauta de reivindicações estão ainda questões como falta de efetivo no sistema;
atenção maior na questão de saúde do servidor penitenciário; fornecimento de proteção individual (luvas para cada atividade específica; máscaras; tonfa, algemas para as mãos e pés; lanternas, pilhas, capas de chuva e outros); segurança no regime semi-aberto; combate ao assédio (moral, sexual ou de abusos de autoridade), insalubridade aguardada desde 2007 e outros.

A categoria reivindica, também, a unificação da carreira para agente do sistema penitenciário. Segundo a pauta, tanto função de agente quanto a de assistente é de ensino médio e tem as mesmas cargas horárias. As atividades não teriam distinção de função mas apenas de perfil. Com isto, a categoria pede nivelamento mais adequado ao desempenho profissional destes servidores.

A pauta completa está disponível na página virtual do sindicato. Atualmente, conforme a entidade, o quadro geral de servidores do sistema penitenciário de Mato grosso atinge aproximadamente 2,2 mil pessoas. Já o quadro de servidores que atuam nas unidades penais do Estado atinge 1,8 mil.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE