A prefeitura de Sinop divulgou, ontem, a licitação, registro de preço, para futura aquisição de dois etilômetros (mais conhecidos como bafômetros) e mais dois mil bocais descartáveis que serão usados pelos guardas da Secretaria Municipal de Trânsito em fiscalizações. A abertura do processo é prevista para dia 21.
O número de acidentes envolvendo condutores embriagados, foi apontado na justificativa do edital. A alegação é para fiscalização mais precisa, com embasamento no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Os materiais devem ser fornecidos até 20 dias, depois de dada a ordem de entrega, caso realmente a aquisção seja feita.
Um dos últimos levantamentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), divulgados no início do ano, apontou que a frota de veículos emplacados aumento 12% ano passado. Eram pouco mais de 68.8, entre carros, motos, caminhonetes, caminhões e outros.
A relação apontou que automóveis (veículos com capacidade para até oito pessoas) são maioria: 21.546. A frota teve aumento de aproximadamente 12,7%. Em seguida surgem as motos, 21.500, com incremento estimado em mais de 12%.