Através de uma iniciativa da uma concessionária de motos, em parceria com a prefeitura, mais de 200 motociclistas da cidade são esperados, entre os dias 8 e 10, em Nova Mutum, para um treinamento. A iniciativa tem por objetivo ensinar as boas regras do trânsito aos condutores, que são as principais vítimas em acidentes no perímetro urbano.
De acordo com dados do departamento municipal de Trânsito, existem no município 4.186 motos em circulação e esse número é crescente, já que são comercializadas, em média, 70 motos novas todos os meses. "Por ser um veículo que não oferece proteção aos condutores, em casos de acidentes, os danos físicos são constantes", explicou o coordenador de Trânsito, Antônio Scaraveli.
Antônio explica que os reflexos dessa situação são observados diretamente no serviço de saúde, que arca com o tratamento, para as empresas, já que o acidentando precisa afastar-se do serviço para recuperação, assim como para a família. "Quando as vítimas são fatais, os danos são irreparáveis".
O gerente da concessionária parceria, Claudio Pereira da Silva, explicou que a iniciativa surge de uma exigência da marca, preocupada em contribuir com a redução dos índices de acidentes. "Além de adquirir uma moto é preciso saber utiliza-la", explicou. As aulas, tanto teóricas como práticas, serão ministradas por uma equipe treinada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
As inscrições para o curso são gratuitas e estão sendo feitas da empresa parceira e na Prefeitura, junto ao Departamento de Trânsito. As aulas teóricas serão realizadas no auditório da Câmara, nos dias 08 e 09, das 18h30 às 22h30. As aulas práticas acontecem no sábado, dia 10, nas imediações do Paço Municipal.