O juiz federal Charles de Moraes reassumiu titularidade da vara única da Justiça Federal em Sinop. Ele foi nomeado para comandar a unidade, quando inaugurada em 2006. Posteriormente ficou licenciado e o juiz substituto Murilo Mendes, assumiu o posto, mas foi transferido para a 3ª Vara Cível da Justiça Federal da Bahia, em maio passado. Com a saída dele, até então, a função era exercida pelo juiz Luiz Bispo da Silva Neto, que veio de Brasília.
A assessoria de comunicação informou, ao Só Notícias, que Charles passou responder novamente pela vara única, há pouco tempo. Com seu retorno, ainda é aguardada confirmação se o juiz Luiz Bispo, que continua atuando na unidade, deve ser transferido ou se permanece em Sinop. Mais de 10 mil processos estão em tramitação.
À Justiça Federal compete processar e julgar todos os feitos em que a União, autarquias, empresas públicas e fundações públicas federais sejam autoras, rés ou intervenientes, bem assim os processos criminais quando se tratar de delito que lesione bem jurídico federal, ou quando se tratar de crimes que o Brasil, por convenção internacional, obrigou-se a coibir.