segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Justiça Militar condena controlador por acidente aéreo no Nortão

PUBLICIDADE

O controlador de voo, Jomarcelo Fernandes dos Santos, foi sentenciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) a um ano e dois meses. A decisão é do Superior Tribunal Militar (STM) em julgamento encerrado ontem. Como ele é réu primário, deverá cumprir a pena em liberdade. Jomarcelo era um dos controladores de voo arrolados no processo como réus no acidente entre o Boing 737 da Gol e o jato Legacy, que deixou 154 pessoas mortas, em uma região de mata em Peixoto de Azevedo ( no Nortão de Mato Grosso), em 2006.

O Superior Tribunal rejeitou a apelação da defesa e manteve a condenação de primeira instância, de 2010, por 12 votos a 1. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Jomarcelo era o controlador que teve a contribuição decisiva no acidente aéreo entre o jato, pilotado pelos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, e o Boing que fazia o voo 1907.

Para a Justiça, o controlador, que estava na torre de controle, teve uma conduta negligente e não impediu o acidente. Ele teria deixado de observar as normas de segurança de aviação, não atentou para o desaparecimento do sinal do transponder do Legacy nem orientou os pilotos do jato executivo para que mudassem a altitude ao passar por Brasília, o que evitaria a colisão.

Ele foi o único controlador de voo punido pela Justiça Militar. Outros controladores de voo tinham sido arrolados no processo, mas todos foram absolvidos. No ano passado, o então juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, condenou outro controlador envolvido na ação. Lucivando Tibúrcio de Alencar foi condenado a três anos e quatro meses de detenção em regime aberto, que foram convertidos em prestação de serviços. Já a Justiça Militar não o puniu.

De acordo com reportagem do Estadão, o advogado de Jomarcelo pediu a revisão da sentença de primeira instância, alegando que o acidente foi causado por um conjunto de erros e falhas graves, técnicas e operacionais, no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro. Inconformado com a decisão, ele disse que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE