Um contrato de colaboração financeira no valor de R$ 12,6 milhões entre o governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possibilitará a implantação de uma base de operações aéreas e terrestres do Corpo de Bombeiros em Sinop. O projeto prevê que este recurso seja destinado para capacitação de profissionais, além de aquisição de duas aeronaves de combate a incêndio com capacidade para três mil litros d”água, cinco caminhões de combate a incêndio florestais, seis caminhonetes e outros equipamentos que ajudarão no atendimento às ocorrências de incêndios florestais na região e também em operações aéreas e terrestres.
A base aérea deve ser montada no aeroporto municipal João Figueiredo. A colaboração financeira será colocada à disposição do Estado parceladamente, depois de cumpridas as condições dispostas contrato (não especificadas no extrato). O Corpo de Bombeiros ficará obrigado a utilizar o total dos recursos, no prazo de até 24 meses, a contar da data de assinatura do contrato, que aconteceu no dia 17 de janeiro deste ano.
De acordo com a assessoria, o comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alexandre Coronel, deve se reunir com o prefeito Juarez Costa (PMDB), para detalhar como a instalação desta base irá acontecer. Preliminarmente, a reunião entre o comandante e o prefeito está agendada para acontecer no dia 13 deste mês.
Segundo o contrato, o valor do recurso não precisa ser devolvido e faz parte do Fundo Amazônia, destinado a apoiar ações de monitoramento, prevenção e combate ao desmatamento decorrente de incêndios florestais e queimadas não autorizadas. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou na semana passada.