Começa amanhã a primeira sessão do tribunal do júri da comarca de Cuiabá e Valdeci Moraes Silva é o primeiro a sentar no banco dos réus. Ele é acusado de matar com um tiro de espingarda, Erasmo Roberto Rodrigues, em maio do ano passado. De acordo com denúncia do Ministério Público, a ex-mulher dele, Ivonete Augusto de Lima, passou a conviver com Erasmo. Antes do crime, os dois homens haviam brigado e foram parar na delegacia.
No dia 17 será julgado Odalo dos Santos, acusado de assassinar, a facadas, a ex-companheira Adeleide Cândida da Silva, no dia 22 de junho de 2000. Consta da denúncia do Ministério Público, que vítima e acusado conviveram por quatro anos e, após a separação, brigaram pela divisão dos bens, sendo que Odalo teria ficado devendo R$ 2 mil para Adeleide. No dia do crime, armado com uma faca, ele invadiu a residência de Jovelina de Freitas, onde a vítima estava hospedada, e avançou sobre Adeleide, que foi atingida três vezes e morreu na hora.
No dia 27 será julgada Sandra Soares dos Santos. De acordo com o Ministério Público, ela tentou matar sua mãe, Sônia Maria dos Santos, em junho do ano passado. Condenada por homicídio em Campo Grande (MS), Sandra veio para Cuiabá cumprir a pena em regime semi-aberto e morava com a mãe. No dia do crime, Sônia tentou convencer a filha sobre os problemas de saúde causados pelo cigarro. A jovem não gostou, pegou uma faca que estava sobre a mesa e cortou o rosto da mãe, de cima dos olhos até a orelha. O crime só não foi concluído porque uma vizinha interferiu.
No total, em fevereiro serão realizados 12 julgamentos, entre os dias 8 e 28, de acusados de cometerem crimes contra a vida. As sessões serão no fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, com início às 13h30.