A Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, esta manhã, mais uma visita aos locais onde serão construídas obras relacionadas ao Mundial. Presidida pelo deputado Sergio Ricardo, a Comissão visitou o Parque de Exposição Jonas Pinheiro, onde será instalado o Fan Fest oficial da Fifa, em Cuiabá, e o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande.
Acompanhados pelo secretário da Secopa, Eder Moraes, e dos secretários adjuntos Marcelo Oliveira e Jefferson de Castro, a comissão conheceu primeiro o local do Fan Fest, na região do Porto, em Cuiabá. O espaço contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da Fifa e uma extensa programação de shows, incluindo grupos musicais regionais e as principais manifestações da cultura local. O secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, também acompanhou a visita ao Parque de Exposição.
Eder Moraes comentou sobre a instalação do Fan Fest e novos investimentos para toda região do Porto. "Durante os 31 dias da Copa do Mundo teremos o Fan Fest da Fifa, porém, a região estará toda revitalizada e com grandes obras para a Capital. O governo estadual dará toda a infraestrutura e condições para que novos investimentos sejam realizados no local pela iniciativa privada", destacou.
No Fifa Fan Fest milhares de torcedores vivem o clima da Copa do Mundo, mesmo sem estar nas arquibancadas, até nos dias em que há jogos disputados em outras sedes. As 64 partidas de futebol serão transmitidas por meio de telões.
COT
Na segunda visita, a comissão foi acompanhada pelo prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (Tião da Zaeli) e conheceu o local onde será construído o moderno Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. Após a Copa do Mundo, o local ficará como um importante legado, pois será o primeiro estádio de futebol de Várzea Grande.
Em Cuiabá serão construídos outros dois COTs, sendo um no bairro da Morada da Serra, próximo ao Centro Político Administrativo (CPA) e outro na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Durante a visita, a comissão conheceu todo o plano básico e os projetos que serão desenvolvidos na região. De acordo com Eder Moraes, a área foi escolhida, pois se trata do novo polo de desenvolvimento de Várzea Grande. "Esta é uma área que compreende 10 hectares e está próximo de diversos polos industriais. Estamos próximos da estrada da Guarita, que será totalmente duplicada, e do corredor Mário Andreazza. Além disso, estamos muito próximo da Arena Pantanal", explicou o secretário.
O projeto executivo do COT, que terá capacidade para 5 mil pessoas, está em fase final de conclusão. O edital de licitação deve ser publicado no mês de março e, após a emissão da ordem de serviço, a empresa vencedora terá 360 dias para entregar a obra.
Para o deputado Sergio Ricardo, o cronograma de visitas ocorrerá de acordo com a evolução das obras ligadas ao Mundial. "Estamos visitando os locais e depois visitaremos as obras, como já fizemos na Arena Pantanal, no corredor Mario Andreazza, na Av. Jurumirim e na Av. Juliano Costa Marques. A comissão serve para acompanhar o ritmo das obras e verificar o andamento da Copa do Mundo de 2014. A Secopa está disponibilizando mensalmente um relatório com todas as informações das obras e das licitações referentes ao Mundial de futebol", ressaltou.