A gerência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop receberá, esta semana, mais dez fiscais de Minas Gerais que reforçarão a força tarefa desencadeada, este mês, com objetivo de coibir os desmatamentos ilegais no Nortão. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo chefe de fiscalização Werikson Trigueiro. Ele explicou que dois já atuam em uma aeronave, neste primeiro momento, e outros dois, por terra, onde as ações serão intensificadas. Os trabalhos continuam por tempo indeterminado nos 32 municípios jurisdicionados.
Segundo o chefe de fiscalização, os fiscais estão sobrevoando áreas embargadas e também analisam focos detectados pelo Deter (sistema de detecção do desmatamento em tempo real) no final do ano passado. Ainda não há balanço oficial dos trabalhos, nem qual a dimensão das áreas desmatadas, em caso de confirmação. Uma das últimas apreensões ocorreu na semana passada, na qual dois tratores foram recolhidos em uma área em Nova Ubiratã (160 km de Sinop), onde o embargo foi desrespeitado.
Conforme Só Notícias já informou, no ano passado, foram embargados na jurisdição 4.428 hectares de 223 propriedades, em operações de fiscalizações. Os números são das ações relativas ao desmatamento, exploração de produtos florestais, beneficiamento e transporte ilegais de madeiras. Mais de R$ 168,3 milhões em autuações foram aplicados.