Mais de 15% dos municípios de Mato Grosso estão em grupo de risco por conta das fortes chuvas que caem no início deste ano. Das 23 cidades, grande parte localizada na região Norte do Estado, três já decretaram estado de emergência. Nesta semana, São José do Xingu, onde há registros de moradores isolados, se juntou aos municípios de Nova Nazaré e Apiacás.
Na região do Araguaia, a ponte sobre o Rio Fontoura, na MT-432, ficou submersa e com a cheia do Rio Xingu as balsas mal conseguem realizar a travessia na MT-322. Outra cidade que sofre com o alto volume das águas da chuva é São José do Xingu.
Além das dificuldades em chegar à região Norte, os motoristas que saem do Araguaia se arriscam nas duas estradas, transformadas em pistas de rally, tamanha quantidade de barro acumulado e buracos causados pelas chuvas. Quem não fica parado à espera da normalização das balsas ou da baixa do rio corre grande risco de permanecer preso nos atoleiros.
O coordenador da Defesa Civil em Mato Grosso, coronel Sérgio Delamônica, está em Apiacás, local onde uma ponte caiu e outras duas ficaram submersas, para acompanhar in loco a avaliação dos danos causados pelas chuvas. A estrada, MT-160, liga o município a outras 4 cidades. Mesmo com os 2 desvios feitos, mais de 35 mil pessoas permanecem isoladas. A expectativa dos técnicos é a de que a ponte sobre o Rio Apuí será liberada hoje.
Ele explica que não havia como prever a intensidade das chuvas na região, mas que os níveis estão bem acima do esperado. "Nestes municípios vamos analisar caso a caso quais serão as atitudes que vamos tomar para minimizar os danos". Um dos integrantes da equipe que está em Apiacás, Benedito de Araújo Gomes, pontua que não há como precisar quanto tempo vai durar o trabalho de avaliação, segundo passo após a decretação do estado de emergência.
Mesmo sem prazo, a expectativa é que até quinta-feira (26) serão feitas verificações nos municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta. Na sexta-feira (27), os técnicos se deslocam para Querência, Ribeirão Cascalheira e Água Boa.
Nova Nazaré – Primeiro município a decretar situação de emergência, Nova Nazaré está prestes a voltar para a normalidade. Está previsto para o final da semana a conclusão das obras da ponte destruída pelas chuvas no início do mês. De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), o tráfego será restabelecido assim que as obras na rodovia forem terminadas. Para dar mais agilidade, a pasta pretende firmar uma parceria com a prefeitura, que ficaria responsável por acompanhar as intervenções, além de enviar novos maquinários para a recuperação.