Em virtude do índice elevado de acidentes com motos, o governo do Estado vai realizar uma campanha para redução de acidentes de trânsito, especialmente os acidentes com motos, pois segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 70% desses acidentes no Brasil, a culpa é do motociclista. O tema foi discutido em reunião, ontem, pelo secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, com os titulares do Detran-MT, Batalhão de Trânsito, Secretarias de Segurança e Saúde.
O governador Silval Barbosa determinou à equipe a elaboração de um plano estadual de redução dos acidentes de trânsito, responsáveis pela maioria de fraturas, mutilações, invalidez e mortes. O que repercute no custeio da saúde pública. Os hospitais públicos do Estado estão abarrotados de acidentados no trânsito, a grande maioria é motociclista.
Para melhorar a capacitação será exigido mais rigor na formação de motoristas e motociclistas. Várzea Grande, por exemplo, disponibilizará de uma pista de treinamento para pilotos de motos e de automóveis.
Lacerda esclareceu que trata-se de um programa estadual de redução de acidentes de trânsito, tendo em vista que tem reflexo direto na saúde pública pelo percentual elevado de fraturas, sequelas e mortes. "Vamos exigir melhor qualificação dos condutores de motos e de carros, para evitar os acidentes", disse Lacerda, lembrando que grande parte dos acidentes é por imprudência, imperícia ou negligência de uma das partes envolvidas nos acidentes.
Assim, o Estado vai fazer uma campanha de conscientização da sociedade para que ela também colabore. A campanha vai chamar à atenção do motorista para não abusar da velocidade, não ingerir bebida alcoólica e dirigir com responsabilidade.