PUBLICIDADE

MT atinge número recorde de bovinos vacinados contra aftosa

PUBLICIDADE

O Estado de Mato Grosso atingiu, outra vez, um número recorde na campanha de vacinação de combate à febre aftosa, com 99,76% de todo o rebanho mato-grossense vacinado. O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) divulgou nesta sexta-feira (20) os números da etapa Novembro de 2011 da campanha de vacinação, no total, 29.122.232 bovinos foram vacinados.

A ecampanha foi realizada entre os dias 1º e 30 de novembro. Na região do Pantanal Mato-grossense, porém, o prazo se estendeu até o dia 15 de dezembro, em função das dificuldades de logística. Nesta etapa é obrigatória a vacinação em bovinos e bubalinos de todas as idades – "de mamando a caducando".

O balanço foi apresentado pelo presidência e equipe técnica do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), em entrevista coletiva à imprensa. Também estiveram presentes representantes e autoridades do setor agropecuário do Estado. De acordo com presidente do Indea, Valney Souza Côrrea, o resultado, como era esperado, foi mais que satisfatório. Isso porque apenas 0,24% dos animais no estado deixaram de ser imunizados de forma espontânea. Os pecuaristas que não aplicaram as vacinas já estão sendo notificados pelo Indea e terão que fazer a vacinação de forma assistida pelos técnicos do órgão.

A Unidade Regional de Barra do Garças, que congrega 18 municípios, tem o maior número de bovinos do Estado, 4.083.831, sendo que deste total 99,94% foram vacinados. A regional do município de Alta Floresta, que congrega seis municípios, alcançou 100% do rebanho vacinado: 2.643.740 cabeças. Em relação ao número de propriedades rurais, a região de Barra do Garças também é a que concentra o maior número: 10.178, do total de 108.354 existentes no Estado.

Mato Grosso é reconhecido como livre de febre aftosa, com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Um dado extremamente positivo é que neste ano o Estado vai para 16 anos sem essa doença, trabalho que é fruto da parceria com as instituições públicas e privadas, sindicatos e fundamentalmente, com a conscientização e ótimo trabalho feito pelos pecuaristas.

As próximas etapas da Campanha de vacinação da Febre Aftosa são as seguintes:
1ª Etapa: 1 a 31 de maio – bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de todo Estado , exceto propriedades do baixo Pantanal.
2ª Etapa: 1 a 30 de novembro – bovinos e bubalinos de todas as idades e em todo Estado. Sendo que nas propriedades localizadas no baixo Pantanal, a vacinação se estende até 15 de dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE