Apesar das chuvas, as obras de construção da cadeia de Lucas do Rio Verde estão dentro do cronograma estabelecido pelo poder público. Segundo a engenheira Daniela Degiato, o pavilhão administrativo já está em fase de acabamento e o bloco das celas, está em fase de concretagem da laje. A previsão é que a obra seja concluída até o final de junho de 2012.
A nova cadeia está sendo construída em um terreno de mais de 18 mil metros quadrados. A obra possui 738 metros quadrados, divididos em dois blocos, administrativo e celas. A engenheira explica que diferente de qualquer outro projeto, a construção de uma cadeia é muito mais complexo por envolver questões específicas relacionadas a segurança dos presos. "Cada parede das celas possui 15 centímetros de espessura de concreto armado, o que demanda tempo e recursos".
O bloco destinado aos detentos possui pouco mais de 580 metros quadrados, incluindo solário e pátio. A nova unidade terá capacidade para abrigar 144 detentos, divididos em 12 celas, com 12 presos cada uma. No pavilhão administrativo também estão sendo construídas seis salas que serão destinadas para a revista íntima.