PUBLICIDADE

Projeto do governo investe na sustentabilidade ambiental

PUBLICIDADE

Despertar a sociedade para a questão da preservação dos recursos naturais foi a intenção do Governo do Estado ao criar o Projeto Vale Luz. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), já evitou que mais de 73 toneladas de lixo e 1.140 litros de óleo fossem parar em rios e córregos de Mato Grosso.

O Projeto Vale Luz propicia a troca de garrafas plásticas em geral e latas de alumínio por cupons de desconto na conta de energia elétrica ou por produtos na rede de Supermercados Modelo. O programa também coleta óleo de cozinha usado, que poderá para ser trocado por produtos da rede credenciada Maxvinil.

No ano passado, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, sancionou a lei que reconhece o Programa Vale Luz como um programa de responsabilidade socioambiental, possibilitando o investimento na divulgação e ampliação do mesmo, além de ampliar a efetividade dos seus resultados.

O projeto também foi destaque no 2º Prêmio Fecomércio-SP de Sustentabilidade, recebendo menção honrosa dos jurados, por promover a sensibilização ambiental e reduzir o impacto da destinação dos resíduos sólidos na natureza.

"O sucesso do Vale Luz tem despertado o interesse de vários municípios. Por isso, estamos fortalecendo as ações do projeto para podermos expandir a ação para outras cidades. Cabe destacar ainda, a grande adesão que temos recebido das empresas, condomínios e órgãos públicos, a exemplo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que todo mês prestigia uma instituição beneficente com os cupons de abatimento da conta de energia", ressaltou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan.

Recentemente, os cinco postos do Projeto Vale Luz foram reformados e climatizados para melhor atender os participantes da ação. Além disso, este ano o programa irá intensificar as ações de educação ambiental, como palestras em escolas, participação em eventos e distribuição de material educativo.

"Atender as necessidades atuais, sem prejudicar as necessidades das gerações futuras, isso é sustentabilidade ambiental. Neste sentido, o Vale Luz se transforma em uma importante ferramenta de apoio social para sensibilizar a população sobre a escassez dos recursos naturais", destacou a primeira-dama do Estado e secretária da Setas, Roseli Barbosa.

São parceiros do Governo nesta iniciativa a Empresa Bioterra de Reciclagem, a Rede Cemat, a Associação Criança Feliz (Acrif), o Supermercado Modelo, a Maxvinil e a Preformax. Os postos de coleta do Projeto Vale Luz funcionam no Supermercado Modelo do Coxipó, Miguel Sutil, Aeroporto, CPA III e Ponte Nova.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE