O tráfego na BR-163, entre Sinop e Itaúba, deve continuar interditado por um período de 20 dias. O prazo é uma previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que começou ontem os trabalhos de recuperação do bueiro que foi levado pelas águas. No entanto, este prazo pode ser maior caso as chuvas atrapalhem a execução dos serviços. Inicialmente será feita a limpeza de todo o trecho, de aproximadamente 40 metros, com a retirada de árvores e do asfalto quebrado, para depois ser reconstruído.
Conforme Só Notícias informou, a pavimentação caiu na terça-feira à noite, a cerca de 30 quilômetros de Sinop, devido as fortes chuvas. A tubulação não suportou o grande volume da água, o barranco cedeu formando uma cratera de aproximadamente 40 metros de extensão – ao lado da pista. O asfalto rachou de um lado a outro, uma parte lateral caiu e o tráfego foi interrompido.
Enquanto isso, carros e caminhonetes devem usar uma estrada – que fica próximo ao antigo posto da PRF em Sinop (Camping Clube) – e sai do outro lado onde há o buraco, como desvio.
Caminhões e carretas não passam por esta estrada. Para seguir viagem aos municípios do Nortão, devem usar a MT-423 (acesso a Claudia) e pegar a rodovia que vai até Marcelândia e, depois, Nova Santa Helena. Para chegar em alguns municípios a distância aumentará cerca de 100 quilômetros.