PUBLICIDADE

Delegacia Virtual em MT registrará ocorrências em três idiomas

PUBLICIDADE

O site da Delegacia Virtual passará a registrar boletim de ocorrência em três idiomas: português, inglês e espanhol. O registro nas duas novas línguas começa a funcionar a partir de 1º de janeiro de 2014, quando as versões entram no ar. A implantação dos idiomas é uma das medidas adotadas pela Polícia Judiciária Civil para atender turistas no Estado de Mato Grosso, principalmente, durante os jogos que Cuiabá sediará na Copa do Mundo 2014.

A nova funcionalidade do site irá facilitar a comunicação do turista estrangeiro, caso venha a sofrer pequenos delitos ou perder documentos. A versão nos dois novos idiomas foi adaptada ao contexto da Segurança Pública.

Quando a vítima acessar a página principal www.delegaciavirtual.mt.gov.br poderá escolher um dos três idiomas disponíveis: português, inglês ou espanhol, através da bandeira do país no canto direito. Os campos de identificação e preenchimento aparecerão de acordo com a escolha feita na primeira página. Na opção “Serviços ao Cidadão” e no campo “Registro de Ocorrência” a tela traz explicações no idioma escolhido, sobre o que é considerado “extravio”, “furto” e “roubo” para que o registro seja confeccionado na modalidade correta.

O roubo por ser caracterizado pela violência física ou grave ameaça à vítima não é possível registrar pela internet, pois há necessidade de encaminhamentos de perícias e outras providências. Neste caso, o turista deve procurar uma delegacia mais próxima para fazer o registro.

O delegado geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, explica que o sistema está preparado para receber informações do cidadão estrangeiro, que poderá fazer o registro sem precisar comparecer pessoalmente a uma delegacia de polícia. “O turista poderá acessar de qualquer lugar a Delegacia Virtual e registrar sua ocorrência com facilidade. Em seguida a Polícia Civil irá verificar as informações que serão validadas pelo técnico responsável pela triagem e análise da ocorrência, que encaminhará para a vítima, via e-mail, uma cópia do boletim de ocorrência”, explica  Garcia.

As versões nas duas línguas foi sugerida pela Polícia Civil e desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com apoio do Cepromat. Toda a tradução das páginas foi realizada por servidores da Segurança e do Cepromat.

O serviço de registro de ocorrências via internet, por meio do endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br, foi criado com o objetivo de oferecer agilidade e comodidade ao cidadão. Além de oferecer segurança e facilidade para comunicar crimes de furtos, perda ou extravio de objetos e documentos, nos casos em que não houver violência física ou grave ameaça, e ocorrências de pessoas desaparecidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE