PUBLICIDADE

Mais de 25 mil pessoas são formadas pelo Proerd este ano

PUBLICIDADE

Com mais de uma década de atuação em Mato Grosso, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar, já formou mais de 200 mil crianças em 75 municípios mato-grossenses. Neste ano, até novembro, cerca de 25 mil pessoas, entre crianças e pais, foram formadas pelo programa e aproximadamente 360 escolas publicas (municipal e estadual) e particulares foram atendidas.

De acordo com a soldado Ana Paula Moraes de Lima estes números vão aumentar até o início do próximo ano. “Muitos currículos foram prejudicados devido às greves da rede pública, ainda temos diversas escolas que estão em formação, alguns cursos só serão concluídos em fevereiro de 2014” esclareceu a instrutora.

Este ano, o Proerd já foi ministrado em cerca de 50 municípios distribuídos pelos 14 comandos regionais da Polícia Militar, sendo realizado até mesmo em aldeias indígenas. De acordo com o coordenador do Proerd, coronel Jacques Lopes, o trabalho realizado pelo programa muda conceitos. “A partir do momento em que as crianças veem os instrutores policiais militares, ensinando-as a se proteger contra o uso das drogas, conscientizando sobre o mal que a utilização desse produto faz à sociedade, elas passam a enxergá-los com outros olhos, como heróis, como amigos”.

Atualmente, o Proerd conta com aproximadamente 300 instrutores, sendo que 18 foram formados no mês de maio na Escola Técnica Agrícola de Lucas do Rio Verde. Além do curso de formação, os instrutores recebem capacitações periódicas, no mês de dezembro 24 policiais militares mentores e másteres receberam o curso de capacitação de atualização do novo currículo para o 5º ano “Caindo na real”, que altera a metodologia de aplicação do curso. Esta capacitação será estendida posteriormente para 100 instrutores de todo o Estado.

Uma grande vitória conquistada pelo Proerd, este ano, foi a criação, através de Lei, da Fundação Educacional de Resistência às drogas (Funderd), de autoria do coordenador do programa, do desembargador Marcos Machado e do deputado estadual Sebastião Rezende. “Essa iniciativa demonstra que os três poderes estão trabalhando em conjunto na prevenção às drogas”, afirmou o coordenador do programa.

De acordo com coronel, a fundação dará mais autonomia financeira para o Proerd, por permitir parcerias com instituições privadas. “Mato Grosso é pioneiro na criação da fundação, ela irá nos permitir atender um número ainda maior de pessoas e qualificar ainda mais nossos policiais, logo outros estados estão copiando a ideia”.

A sede do Proerd está localizada no Quartel do Comando Geral em Cuiabá, porém, a inauguração da nova sede, localizada no bairro Paiaguás, próximo ao Detran, já está programada para o primeiro trimestre do ano de 2014 com uma estrutura mais adequada para atender a população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE