O prefeito em exercício de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), desembargador Tarcísio Valente, inauguraram, esta manhã, as obras de ampliação da subsede da Vara do Trabalho do município. O aumento na estrutura física do prédio era uma necessidade da justiça do trabalho no município, tendo em vista o crescimento no número de processos. De acordo com o juiz titular da Vara de Lucas do Rio Verde, Ivan José Tessaro, de janeiro a dezembro de 2013, a subsede recebeu 2.260 processos e a expectativa é fechar o ano com 2,3 mil processos.
O volume faz da Vara de Lucas do Rio Verde, que atende também os municípios de Tapurah e Itanhangá, a maior de Mato Grosso em número de processos recebidos. "As obras de ampliação não são para melhorar a qualidade dos serviços, são para absorver todo o volume de trabalho que nós temos aqui", ressaltou Tessaro.
As obras começaram no mês de maio e custaram para a prefeitura aproximadamente R$ 210 mil. Foram construídos mais uma sala de audiência, gabinete, secretaria e também uma sala de arquivo, copa e sala para atendimento dos advogados, totalizando mais 176 m².
Segundo o prefeito em exercício, o grande volume no número de processos é resultado do desenvolvimento econômico do município, que nos últimos dez anos cresceu mais de 10% ao ano. "Lucas do Rio Verde mudou, hoje somos um cidade operária, com mais de 20 mil trabalhadores e mais de três mil empresas, esse crescimento traz também aumento na demanda de serviços".
Apesar da ampliação na estrutura, a Justiça do Trabalho não descarta a necessidade de abertura de uma nova vara em Lucas do Rio Verde. Segundo o desembargador Tarcísio Valente, mais de 1.500 processos recebidos por ano já justifica a existência de uma segunda vara. "Estamos inaugurando a ampliação pensando em uma nova sede. Precisamos nos planejar e acompanhar o crescimento do município".