Sinop contará com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania a partir do dia 13 deste mês. O objetivo é que, a partir da instalação, o Fórum passe a oferecer uma nova forma de prestação jurisdicional, oportunizando ao cidadão uma maneira de resolver seus conflitos. Conforme o cronograma do Poder Judiciário de Mato Grosso, nos próximos dias 9 e 13, os municípios de Tangará da Serra e Peixoto de Azevedo, respectivamente, também terão a instalação do centro.
Hoje, um será inaugurado na Comarca de Juína, que ficará sob a coordenação da juíza Cristiane Padim da Silva. A solenidade de abertura, que ocorre às 18h, contará com a presença da presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, desembargadora Clarice Claudino da Silva, do coordenador do núcleo, juiz Hildebrando Costa Marques, além de promotores, defensores públicos, advogados e demais autoridades. Juína é a sétima comarca do Estado a instalar o centro, depois de Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Comodoro e São José do Rio Claro.
De acordo com publicação do Poder Judiciário, os centros de Água Boa e Nova Xavantina, devem abrir as portas em fevereiro de 2014. Em Cuiabá, por ser a capital, foi instalada a Central de Conciliação e Mediação de Primeiro Grau.