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TCE avalia competências dos servidores em Mato Grosso

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O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou a avaliação de competências dos servidores, entre os dias 4 de novembro e 5 deste mês, com objetivo de mensurar a contribuição de cada para com a instituição. O secretário de Gestão de Pessoas, Enéias Viegas da Silva, informou que "os dados coletados na avaliação subsidiam os treinamentos em cada item que os servidores apontarem como necessários". Em 2014 as avaliações contarão com novo software desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

Estão sendo avaliadas as competências técnicas e comportamentais dos profissionais quanto às competências técnicas, relacionadas ao conhecimento (saber) e à habilidade (saber fazer) e as comportamentais, relacionadas às atitudes (querer fazer). As avaliações do ano anterior, motivaram a realização da palestra com consultora Sônia Rios sobre o tema "Gestão de Desempenho" e ainda capacitações sobre as tecnologias utilizadas pela instituição. Tais cursos foram ministrados pela Secretaria de Tecnologia da Informação que capacitou os servidores de acordo com as principais dúvidas relacionadas ao manuseio dos softwares.

A adoção de um enfoque estratégico representa um dos principais desafios da gestão de pessoas nas organizações contemporâneas. A adoção da gestão por competências pode gerar expressivos benefícios, principalmente em relação à transição de gestões. Segundo um levantamento do Tribunal de Contas da União, cerca de 76% das instituições federais não trabalha com a gestão por competência e passa por dificuldades quando há mudanças de gestores.

A definição clara de perfis profissionais pode favorecer o aumento da produtividade. Em um ambiente de trabalho convivem diferentes gerações, com competências diversas as quais a gestão de pessoas deve identificar a fim de que cada um possa contribuir com a sua habilidade. Para tanto, a técnica de controle externo do TCE-MT, Carmem Lucia Fernandes de Campos Araújo, contou que "é importante ter um foco claro para os esforços de desenvolvimento das equipes, tendo como base as necessidades da organização e o perfil dos seus funcionários".

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