PUBLICIDADE

Silval Barbosa garante que passagem do VLT não será cara

PUBLICIDADE

Durante a vistoria para acompanhar os primeiros testes com os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), armazenados no Centro de Manutenção, em Várzea Grande, o governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu que o preço da tarifa do novo modal de transporte entre Cuiabá e Várzea Grande não será muito mais caro que a dos ônibus. Ele destacou que o governo foi quem financiou as obras e a empresa que for explorar o veículo não terá uma visão totalmente lucrativa. “Vai ser praticamente a mesma praticada pelos ônibus”.

Os primeiros vagões do VLT chegaram a Cuiabá, na quarta-feira (6), e, esta manhã, passou por testes de comunicação, iluminação, passagem de energia, ar-condicionado, aceleração e frenagem. Outros 25 vagões já estão prontos na Espanha, sendo que quatro deles estão previstos para chegar ao Porto de Santos até a primeira quinzena de dezembro, para então serem desembarcados do navio e embarcados nas carretas rumo a Cuiabá. O último lote do VLT chegará em abril do ano que vem.

Apesar de o governador afirmar que vai cobrar do consórcio para que todas as linhas estejam prontas para a Copa do Mundo de 2014, que acontece no mês de junho, ele ponderou que há grandes chances de o VLT ficar pronto somente do trecho do Aeroporto ao Porto, ou no máximo até a avenida do CPA. Mas garantiu que entrega o modal em sua totalidade até o final de seu mandato, em dezembro do ano que vem.

O VLT será implantado nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, em um total de 22 quilômetros de extensão. No trajeto estão previstas obras de artes especiais (trincheiras, viadutos e pontes) e a reestruturação da cobertura do córrego da Prainha. Serão 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, além de uma estação diferenciada no Porto, onde também poderá ser feita a integração com ônibus. Cada composição tem capacidade para transportar até 400 passageiros (por veículo), sendo 72 sentados.

A vistoria contou com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PC do B), que aproveitou o dia para visitar a sede dos Jogos Indígenas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE