O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Afranio Migliari, disse hoje, ao Só Noticias, que vai aumentar a fiscalização na venda de leite in natura e produtos derivados devido ao surgimento de um caso de brucelose. Um homem (chacareiro) acabou sendo contaminado, provavelmente durante parto de uma vaca. A doença também é transmitida pela carne e leite.
“A minha pasta, em parceria com a vigilância sanitária vai sim fiscalizar as feiras e outros locais onde o leite in natura é comercializado. Já conversamos com os produtores e eles vão precisar se readequar”, disse. “Mas precisamos orientar também que pessoas que tenham acesso ao leite não pasteurizado, que fervam, e assim estejam livres de adquirir alguma doença que possa ser transmitida pelo produto”, acrescentou. “Estamos fazendo um rastreamento do leite comercializado pelo produtor que teve os animais infectados com a bactéria, só assim poderemos saber se há mais pessoa infectadas”, afirmou.
Conforme Só Noticias já informou, ao menos nove vacas foram sacrificadas porque estavam com brucelose. O dono da chácara continua tratamento de saúde. As evidências apontam que o contágio da bactéria ocorreu durante o parto de uma das vacas quando o homem teve contato com sangue do animal.
A brucelose apresenta sintomas de febre, suores e calafrios. Dentre as possíveis complicações a longo prazo, sem tratamento do paciente, podem resultar em hepatite, artrite, anemia, meningite, endocardite e problemas visuais de origem nervosa.